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Daniela César, 28.Dez.2015 - 20:08h

[Dica] Descubra como o design pode aumentar suas vendas

Você já deve ter ouvido a palavra design muitas vezes, mas você realmente conhece essa ferramenta?

Mesmo que você nunca tenho sentido a necessidade de utilizar a palavra design em seu dia a dia, tenho uma revelação a fazer: o design está presente em praticamente tudo em nossa vida.

Nas propagandas, constantemente ouvimos expressões do tipo: design inovador, design italiano, design funcional etc. Entretanto, ela não se refere apenas a moda e estilo.

Você realmente sabe o que é design?

Você realmente sabe como ele pode ser usado como uma poderosa ferramenta para seu negócio?

Se não sabe, descubra agora neste artigo.


O que é design?


Cada objeto que você usa em seu dia a dia já foi projeto de design. Seja num rascunho, num projeto elaborado ou até mesmo somente na cabeça de seu idealizador.

Segundo o dicionário Michaelis, design é a concepção de um projeto ou modelo; planejamento.

Segundo a Wikipedia, design [dizáin] é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de artefatos, normalmente produzidos industrialmente ou por meio de sistema de produção seriada que demanda padronização dos componentes e desenho normalizado. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.

Podemos dizer que o design constitui-se na melhoria de aspectos visuais, funcionais e ergonômicos de um produto, seja ele físico ou virtual, com a finalidade de atender às necessidades das pessoas. O objetivo do profissional do design, o designer, é apresentar um produto, empresa etc. da melhor maneira possível.


Pode-se dizer que o design é responsável por transformar ideias complexas em simples soluções.

São exemplos os objetos que usamos todos os dias como o abridor de latas, a tesoura, o lápis… Eles foram projetados para solucionar um problema, para tornar alguma tarefa mais fácil de ser executada. Você já pensou como deveria ser difícil cortar as unhas antes da invenção do cortador de unhas ou da tesoura?

O símbolo utilizado para ilustrar esse post, o "d" pensante, foi uma solução de design que encontrei para representar a DaniCésar Design, empresa que agora integra a Invicta Propaganda. Esse desenho foi concebido utilizando-me do design para passar a ideia de um "d" criativo, que pensa fora da caixa, nesse caso, fora do círculo.





Além da forma, as cores também são usadas para transmitir mensagens.

Você acha que as cores utilizadas nas marcas de empresas e produtos são escolhidas aleatoriamente? Ninguém nunca te contou porque geralmente as lanchonetes usam as cores vermelho e amarelo? Ou porque as as empresas de tecnologia gostam tanto da cor azul?

Você pode saber mais sobre os significados das cores aqui (link para post do blog).

A verdade é que nada em design é feito por acaso. Nem as cores, nem a forma, nem os textos. Nada!

Um exemplo de entendimento fácil será se você pensar que há diversas formas de dizer uma mesma frase, mas, dependendo das palavras utilizadas e da entonação empregada, essa frase pode ser interpretada de diversas maneiras, tanto boas, quanto ruins.

Através do design, uma empresa pode passar uma mensagem de forma eficaz. Nessa comparação, o design seria uma das possibilidades de dizer a mesma frase, entretanto, o intuito do design é dizer da melhor forma possível.

Vale lembrar aqui o famoso ditado: "A primeira impressão é a que fica".


Mas, afinal, como o design pode contribuir para aumentar minhas vendas?


Primeiramente, gostaria de esclarecer que venda não refere-se apenas a produtos e serviços, mas refere-se também a venda de imagem, pois também pode promover uma causa social, por exemplo. O design juntamente com a publicidade pode ser usado para identificar uma instituição, mostrar sua missão e seriedade, torná-la respeitada e, assim, conseguir mais doações e poder ajudar a mais pessoas.

Um exemplo disso é o Grupo Nascente, do projeto Celebrando Restauração, cuja marca tive o prazer de desenvolver. Olhe para a marca abaixo e pense no que ela representa.


Você vai concordar comigo que não trata-se apenas de um desenho bonitinho. Trata-se de um símbolo que carrega conteúdo – a missão da instituição está representada na marca simbolizando que a união faz a força.


O design diferencia um produto de outro.


Vamos pensar num produto comum, como arroz, por exemplo. Existem diversas marcas de arroz e também diferentes padrões de qualidade. Então, como o fabricante de arroz “A” irá se diferenciar do fabricante do arroz “B” já que nos supermercados o cliente não pode testar (comer) o produto antes de comprar?

O segredo da diferenciação neste caso será a forma como a empresa produtora do arroz se comunica com o público. Existem diversas ferramentas para isso, mas por meio do design da embalagem os diversos tipos de arroz irão se diferenciar numa prateleira de supermercado.

Quando escrevo isso, não estou apenas me referindo a embalagem marrom, ou vermelha etc. Estou me referindo à marca, à sua identidade e a todo o trabalho de divulgação que tem o intuito de diferenciar o produto “A” do “B” e promover sua venda.

"Se o design é o elemento de diferenciação e inovação de produtos e serviços, como a sua empresa o utiliza? É importante rever o que você está dizendo para seu consumidor e como poderia dizê-lo melhor".

As empresas são reconhecidas pelo seu nome, sua marca, sua cultura e pelas soluções que entregam.

Atualmente, uma  empresa de computadores fundada na década de 1970 que, até pouco tempo atrás não era muito conhecida do grande público brasileiro, agora é facilmente reconhecida devido à revolução de design e funcionalidades que implementou ao lançar produtos como o iMac, o iPod, o iPhone, iPad e por aí vai.

Sim! Você já sabe muito bem a qual empresa estou me referindo. Eu, particularmente, sempre trabalhei com a plataforma Mac, que é o computador mais comumente usado por designers, e já era apaixonada pela marca Apple, pois percebia na prática sua funcionalidade, sua simplicidade e estabilidade em comparação com diversos computadores concorrentes.




Então, pense comigo: O que a Apple fez para se tornar referência em tecnologia e comunicação não só para os profissionais de design, mas para as pessoas em geral, mesmo cobrando mais caro por isso?

Vamos lá!

A Apple já fazia produtos de muita qualidade, mas ao criar produtos inovadores como o iPad e o Apple Watch, reforçou seus diferenciais em relação aos concorrentes apoiando-se no design. A marca da maçã passou a ser conhecida no mundo todo como uma empresa que preza pela funcionalidade, pelo design e pela paixão.

Sim! Paixão! O que mais explicaria as filas que se formam nas lojas da Apple quando a empresa está para lançar um novo produto ou versão? O produto vai continuar à venda, mas muitos apaixonados pela marca e o que ela representa ficam na fila por horas para serem os primeiros a terem acesso às novidades da empresa.

Além do design, a Apple investe pesado em publicidade e, certamente, antes mesmo de conhecer o iPhone, você já tinha visto a marca da maçã em computadores em diversos filmes.

O produto já era excelente, mas, o design e a publicidade fizeram com que ele se tornasse mais conhecido e mais desejado. E, quando os novos usuários, testam os produtos, geralmente não têm escapatória a não ser se apaixonarem por esta marca que, na minha opinião, é inigualável. Mas o que os atraiu? A forma, o design.

Portanto, o design é uma ferramenta importantíssima para empresas e instituições se comunicarem com seu público.


Design é solução!


Vale a pena investir na imagem de sua empresa ou produto. Por isso, vai meu conselho: Utilize-se dele para aumentar suas vendas e conseguir melhores resultados.

A Invicta Propaganda oferece soluções em publicidade, marketing e design para divulgar sua mensagem da melhor maneira possível. Conte com a gente para tornar sua empresa campeã!

Para finalizar, leia a definição de design do co-fundador da Apple:




Um abraço!
Daniela César

Fontes:

http://michaelis.uol.com.br/busca?r=1&f=1&t=0&palavra=design
https://pt.wikipedia.org/wiki/Design
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/a-importancia-do-design-para-os-negocios,5b3e32736a186410VgnVCM1000003b74010aRCRD


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